ESTUDO DO MEIO

Na atividade de estudo do meio, os alunos são acompanhados por monitores credenciados pela Fundação Florestal e abordam nas passagens pelos atrativos assuntos sobre biodiversidade, geologia, paleontologia, geomorfologia, hidrologia e ainda podendo se basear nas formações da caverna com ações da química e física. Na química por exemplo é abordado a reação do ácido carbônico na rocha de calcáreo e as formações de estalactite estalagmite e outros espeleotemas ( nome dado as formações da caverna) através da dissolução do carbonato de cálcio, na física o movimento da massa devido á instabilidade do maciço rochoso. Na biologia, a fauna cavernícola que é muito rica e pouco conhecida como por exemplo trogloxenos, troglófilos e troglóbios. E ainda as características da região como clima ,relevo, cobertura vegetal, história e cultura.

 

 

 

 

FAZER COTAÇÃO

ESTUDO DO MEIO

Caminhar por trilhas, atravessar córregos, entrar em uma caverna, seguir por lugares que poucas pessoas tem oportunidade de acesso, pode ser uma maneira bem concreta de observar e se relacionar com fatos já estudados. O Estudo do Meio é uma eficiente ferramenta da pedagogia contemporânea. Permite ao professor a aplicação “IN LOCO” do conteúdo exposto em sala de aula.

A região do PETAR é rica em vários aspectos, principalmente pela natureza praticamente intocada e a diversidade que esta oferece. O PETAR é um local que oferece vários ambientes naturais diferentes e proporciona a possibilidade de estudo das mais diversas matérias do currículo escolar.

Partindo desta premissa, oferecemos roteiros especiais para colégios e faculdades, focando o estudo como objetivo principal e direcionando o olhar além do lazer que a região pode proporcionar. Sem dúvida nenhuma, o estudo do meio é uma ferramenta pedagógica que permite ao professor e aos alunos a completa interação com o meio e relação com as matérias estudadas em sala de aula.

ATRATIVOS DO PETAR

Caverna Morro Preto

Caverna que possui grande entrada , onde abrigou por dezenas de anos povos primitivos e até hoje é possível encontrar vestigios

Caverna Santana

Considerada uma das cavernas mais ornamentadas do Brasil.

Caverna Couto

Uma das poucas cavernas que é possível entrar e sair por outro lado da montanha.

Caverna Alambari de Baixo

Caverna que oferece uma caminhada com a água até o pescoço na sua saída.

OUTROS PACOTES

O Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira localiza-se no sul do estado de São Paulo,entre os municípios de Apiaí e Iporanga.

PACOTE RADICAL

Você passará pela: Caverna Termimina, Portal da Casa de Pedra e Trilha do Bethary.

PACOTE INTERMEDIÁRIO

Você passará pela: Caverna água suja, Trilha do Bethary e Caverna Cafezal

PACOTE TRADICIONAL

Você passará pela: Caverna Morro Preto, Santana, Couto e Alambari de Baixo

O QUE LEVAR

O Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira localiza-se no sul do estado de São Paulo,entre os municípios de Apiaí e Iporanga.

Mochila para trilha

Repelente e protetor solar

Roupas Confortáveis

Roupas de banho

Blusa de lã

Máquina fotográfica

Calçado c/ solado aderente

Muita disposição!

NÃO É PERMITIDO NAS CAVERNAS

Camiseta regata

Bermudas, Shorts

Calçados abertos

Lanchar entro das cavernas

COMO CHEGAR

Clique na opção abaixo para visualizar / baixar o guia.

Chat On-Line
Enviar via WhatsApp