PETAR - CONHEÇA O PARQUE

 

PETAR é a sigla para Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira. O Petar está situado ao sul do Estado de São Paulo, entre a capital do Estado (São Paulo) e a capital do Paraná (Curitiba) e a 50 km da Caverna do Diabo. Possui mais de 36 mil hectares de área, é cercado por outros parques que juntos com o PETAR totalizam aproximadamente 250 mil hectares de área coberta por Mata Atlântica. É uma região com características únicas e diversas. Em um só local é possível encontrar centenas de cavernas, cachoeiras de variadas alturas, trilhas em plena Mata Atlântica com percursos diversos e vários rios. Petar é conhecido também como CAPITAL DAS CAVERNAS.

PETAR E O ECOTURISMO

PETAR e região oferecem várias possibilidades de atrativos em um só local. O cliente pode visitar cavernas com características e níveis de dificuldade a escolher (são mais de 400 cavernas cadastradas, sendo que 20 delas abertas a visitação e 20 cavernas na lista do parque para inclusão no plano de manejo), se banhar em cachoeiras e rios de águas cristalinas, praticar esportes de aventura (como boia cross, cascading, rapel e trilhas em meio à Mata Atlântica de curta/média ou longa duração, praticar o bird watching, enfim, a região oferece opções para todas as idades e gostos.

As possibilidades que a região do PETAR  oferece são resultado da diversidade da mata que aqui predomina: a Mata Atlântica. Poucos lugares na Terra abrigam tantas formas de vida como a Mata Atlântica brasileira. Milhares de espécies de animais, plantas e microrganismos, muitas delas ainda nem descritas pela Ciência, vivem nas encostas das montanhas, nos rios, nas cavernas, nos campos de altitude e nos outros ambientes que formam a Mata Atlântica e seus ecossistemas associados. É tanta riqueza de vida que a Mata Atlântica brasileira é apontada como um dos mais importantes refúgios da biodiversidade em todo o planeta e declarada pela UNESCO como Reserva da Biosfera, um Patrimônio da Humanidade. Apresenta variadas espécies animais e vegetais, sendo considerado como um dos ecossistemas mais complexos do mundo, ultrapassando a Amazônia brasileira.

O PETAR localiza-se na extremidade sul do Estado de São Paulo, nas escarpas da Serra de Paranapiacaba, na transição entre a Baixada do Ribeira e o Planalto Atlântico e assume características peculiares . (Instituto Geológico, 1999).

As bases para a criação do PETAR foram lançadas no início do século XX, ocasião em que foram iniciados os le
vantamentos e pesquisas sobre o riquíssimo patrimônio espeleológico existente na região do Vale do Ribeira.

Parque Estadual do Alto Ribeira – PETAR, foi criado pelo Decreto Estadual nº 32.283 de 19 de maio de 1958, com área de 35.712 ha, abrangendo porções territoriais dos municípios de Apiaí e Iporanga.

O PETAR integra o Contínuo Ecológico de Paranapiacaba, juntamente com os Parques Estaduais Intervales e Carlos Botelho, a Estação Ecológica de Xitué e a Área de Proteção Ambiental da Serra do Mar. Esse importante remanescente da Mata Atlântica é abrangido pelos limites do Tombamento da Serra do Mar (Resolução do CONDEPHAAT nº 40, de 04 de junho de 1985) e por áreas reconhecidas pela UNESCO como Zona Núcleo e Área Piloto da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica (RBMA) e Sítio do Patrimônio Natural da Humanidade denominado “Floresta Atlântica – Reservas do Sudeste SP / PR”.

ATIVIDADES NO PETAR

Aqui você tem a possibilidade de escolher as atividades que quer praticar, com total liberdade para combinar as diferentes opções de passeios e atividades que oferecemos.

CACHOEIRAS

São dezenas de cachoeiras de 6 a 60 metros solicite informação sobre elas.

CAVERNAS

O Petar é um dos destinos que mais cavernas tem no Brasil, para todos os gostos e publico faça sua cotação sem compromisso

RIOS

Rios de águas límpidas, corredeiras, piscinas naturais, quer conhecer entre em contato , nós montamos um pacote de seu gosto.

O QUE LEVAR PARA O PETAR?

Bom, agora você já conhece o PETAR e sabe quais atividades pode fazer lá.. Tá na hora de saber o que você pode e não pode levar.

Mochila para trilha

Repelente e protetor solar

Roupas Confortáveis

Roupas de banho

Blusa de lã

Máquina fotográfica

Calçado c/ solado aderente

Muita disposição!

NÃO É PERMITIDO NAS CAVERNAS

Camiseta regata

Bermudas, Shorts

Calçados abertos

Lanchar entro das cavernas

COMO CHEGAR NO PETAR

Clique na opção abaixo para visualizar / baixar o guia.